CINE LUSO

ENCONTRO DA LUSOFONIA EM BRUXELAS

Trata-se de uma mostra audiovisual de freqüência anual. A orientação será sempre a produção lusófona tendo como abordagens temas específicos, escolhidos a cada edição.

Dedicamos a primeira mostra ao universo feminino dentro das suas nuances, representado pela presença de realizadoras visuais ou filmes que abranjam o tema. No segundo ano a perspectiva envolveu o tema “Somos Todos Estrangeiros”.

O Cine Luso trabalha com uma curadoria atemporal, vislumbrando identificar conteúdos representativos que se afinam com o tema a ser abordado.

Os formatos variam entre curtas e longas-metragens. São documentários, ficções e animações voltadas para todo o público com os vários aspectos que tocam a questão da produção lusófona.

Além da exibição, o conceito se amplia aos encontros para debates e intercâmbios com a presença de realizadoras, bem como a identificação de oportunidades para co-produção belgo-lusófona em colaborações diversas do setor produtivo.

Em três edições foram exibidos mais de 100 filmes  e foram realizados tres curtas-metragens com mais de 40 colaborações de criativos envolvidos diretamente na realização durante as respectivas residencias.

O projeto é apoiado pela Embaixada de Portugal e Instituto Camões além das diversas parcerias que viabilizam sua concretização.

Desde 2018 conta com a importante colaboração da Commune de Saint-Gilles através de uma convenção realizada através da associação Espirito Mundo e o departamento comunal de cultura.

Para a próxima edição (2020/21), teve o reconhecimento através de subsidio concedido pela Federação Wallonie – Igualdade de Oportunidades.

resume_CL2021