A edição de 2020 sofreu alguns ajustes em função da crise sanitária mundial.

EDIÇÃO PRORROGADA
📍A direção do festival Cine Luso, baseado em Bruxelas, tomou a difícil decisão de prorrogar a data de realização do evento e da residência criativa. As condiçōes ainda instáveis da crise sanitária mundial impedem os deslocamentos internacionais e também a aglomeração em espaços fechados.
💥 Essa situação invalida exatamente o que é fundamental nos conceitos do projeto que são o encontro, os debates e a partilha. Todos presentes na integralidade do processo.
🔖 No entanto, manteremos as inscrições dos filmes para análise e o mesmo tema e sub-temas escolhidos para a quarta edição.
Agradecemos a vossa compreensão e estamos à disposição.
❌ POSTPONED EDITION
📍The direction of the Cine Luso festival, based in Brussels, made the difficult decision to postpone the date of the event, as well as of its creative residency. The still unstable conditions of the global covid pandemics crisis hinders considerably international displacements and also agglomeration in closed spaces.
💥 This situation makes it impossible what is fundamental for the concept of the project: meeting people, debates and sharing, elements present in the entire process of the festival.
🔖 However, we will keep the film applications for analysis, including the same theme and sub-themes chosen for the fourth edition.
✨ We thank you for your understanding.
❌ EDITION REPORTÉE
📍La direction du festival Cine Luso Espirito Mundo, basé à Bruxelles, a pris la difficile décision de reporter l’événement et la résidence créative. Les conditions encore instables de la crise sanitaire internationale empêchent les déplacements internationaux ainsi que l’agglomération dans des espaces clos.
💥 Cette situation invalide exactement ce qui est fondamental dans les principaux concepts du projet, que sont : la rencontre, les débats et le partage – toujours présents dans l’ensemble du processus.
🔖 Cependant, nous conserverons les soumissions des films pour la sélection et le même thème et sous-thèmes choisis pour la quatrième édition.
✨ Nous vous remercions de votre compréhension.

……

“LIBERDADE E PODER”

O CINE LUSO é um encontro criativo e filosófico que visa abordar as questões contemporâneas. Com mais de 100 filmes projectados nos primeiros três anos, o projecto encontra-se na quarta edição para a qual pretende transmitir as realidades próprias das culturas dos vários países de língua portuguesa (países de língua oficial portuguesa), por utilizando a linguagem audiovisual como ferramenta de análise. A partir de 2019, países não lusófonos foram convidados a aderir ao programa com o objetivo de alargar a leitura do mundo através das diferentes realidades e suas implicações. Mais do que um evento, o projeto se apresenta como uma busca pelo diálogo e pela construção de conteúdos de forma colaborativa.

O tema escolhido para a quarta edição evidência as contradições do mundo por meio de duas noções principais: LIBERDADE E PODER.

 

O crescimento do extremismo social e político, a limitação dos direitos humanos e o abuso de poder repercutem em várias partes do mundo como uma onda sintomática e sinérgica.

 

Diante deste cenário, abordagens específicas foram escolhidas a fim de promover a reflexão sobre os conceitos de liberdade e poder que ora coexistem, ora se contrapõem. Ao mesmo tempo, questionamos o entrelaçamento de modos de vida em sociedade em contextos públicos e privados, coletivos ou individuais, abrindo espaço para a reflexão intersetorial.

 

Muitas questões ressoam nas esferas política, científica e filosófica da era contemporânea, cujos reflexos ainda são imprevisíveis. A óbvia complexidade da tensão entre as liberdades individuais, o controle social e a cidadania ativa, bem como as fragilidades do sistema, explicam a relevância da organização de debates reflexivos. É esta a ambiciosa missão que queremos levar com a quarta edição do Cine Luso, sempre empenhada em refletir sobre o mundo através dos olhos e das histórias transportadas pelo setor audiovisual e transversalmente com outras áreas da arte e pensamento.

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA 

À semelhança dos anos anteriores, será realizado um filme numa residência artística específica, desta vez em transversalidade com as artes performativas, e os debates contarão com a participação de realizadores e especialistas convidados sobre os subtemas abordados. O filme realizado será apresentado na abertura do festival. 

SUB-TEMAS

 

DESCOLONIZAÇÃO QUER DIZER EMANCIPAÇÃO? 

Desafios simbólicos e territoriais entre países colonizadores e ex-colônias rumo à real independência ;

 

MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS NOS LIBERTAM?  

A complexidade dos discursos de resistência na diversidade e a relevância da interseccionalidade em questões de gênero, raça e LGBTI.  

 

A MINHA LIBERDADE TERMINA QUANDO COMEÇA A DO OUTRO? 

As dinâmicas entre a responsabilidade coletiva et individual, restrição de liberdade e abuso de poder.

 

QUAIS OS LIMITES DO ESTADO LAICO? 

O paradoxo entre a liberdade religiosa e o uso do sagrado como um instrumento de poder político. 

 

QUAIS OS DESAFIOS ÉTICOS NO AVANÇO TECNOLÓGICO? 

Dinâmicas veladas entre inovação e manipulação na contemporaneidade e seus impactos na  comunicação, política e ciência. 

 

QUANDO O PODER PÕE EM RISCO A LIBERDADE?

Identificando indícios de ameaça à democracia frente ao crescimento de uma ordem global anti direitos humanos  

 

A EDUCAÇÃO NOS LIBERTA? 

Reflexões acerca da educação crítica libertária face a um  mundo meritocrático. 

 

QUERER É PODER? 

A força da iniciativa individual e da potência coletiva na ruptura de sistemas de privilégios para o desenvolvimento social