A cidade francesa de Celles-sur-Belle obteve o título de “Vila Poética” em janeiro de 2013 pelo Ministério da Cultura da França . Foi instalado na cidade como patrimônio Cellois a possibilidade de ler poemas inscritos nos projetos poéticos, dentre eles dos brasileiros Marcos Cysne e Caê Guimarães que participaram em dois momentos do Espírito Mundo.
Marcos Cysne foi convidado a participar em 2011 na Edição Espírito Poitou e Caê Guimarães em 2009 e em 2010 quando participou sob coordenação de Aline Yasmin so Instituto Quorum e Huguette Quintreau, coordenadora e responsável pelo grupo de poesia do Foyer Rural de Verrines da coletânea “De la Belle a Itaúnas”. A obra bilingue foi resultado de oficinas poéticas no Brasil (na cidade de Itaunas) e nas escolas de Celles sur Belle, França.
No dia 08 de Outubro houve um evento de inauguração oficial com a presença do prefeito de Deux-Sèvres, Pierre Lambert,, do Vice presidente do Conselho Regional de Poitou-Charentes, Yves Debien, do prefeito de Celles-sur-Belle, Jean-Marie Roy, do secretário de cultura, Xavier Lacroix e de Huguette Quintreau.
Houve a leitura dos poemas por Jean Jacques Épron acompanhado por Stéphane de Carvalho no violão e homenageados Paul Badin, Jean-Claude Martin, Albane Gellé, Caé Guimaraes, Marcos Cysne, além dos estudantes locais participantes das oficinas de leituras e escrituras poéticas.
A relação entre o Instituto Quorum e Celles sur Belle na poesia começou em 2008 com o I Espírito Poitou, com um recital de poemas autorais de Aline Yasmin , presidente do Instituto Quorum (http://www.youtube.com/watch?v=xE0r06cbIxg) e de lá pra cá, se tornou uma das relações artísticas mais consolidadas com projetos continuados com os artistas já citados e ainda com o grupo de literatura da UFES – Cronópios e projetos de haicais sonoros registrados em parceria com a cia francesa La Derniere Minute, em 2012.