A historia da associação começa em 2016, quando a diretora geral Aline Yasmin passa a residir na cidade de Bruxelas. Em 2017 realizou o evento CINE FEST LUSO MUNDO (encontro audiovisual lusófono) através da sua rede internacional e tornou-se necessário ganhar autonomia para realizar outros projetos localmente.
Em 2018 o projeto ESPIRITO MUNDO torna-se uma ASBL, sediada na Bélgica e consolida a segunda edição do projeto de lusofonia do audiovisual CINE LUSO que segue produzindo novas edições.

Tendo como sempre o objetivo é continuar projetos de intercâmbios, obtém através de uma seleção pública um espaço temporário para projetos internacionais.

A associação integra-se ao conjunto de projetos do SEE U, um território que faz parte do patrimônio da cidade de Bruxelas e se tornará um pólo criativo e sustentável desenvolvido por Bruxelas Capital em parceria com as universidades ULB e VUB e a Commune de Ixelles.

O Espaço dedica-se à produções coletivas, conferências, residências internacionais e intercâmbios locais nos diversos setores da criatividade e do pensamento.

O objetivo do Espirito Mundo é realizar projetos que façam uma ponte entre a arte e a cultura com os direitos humanos, a educação e o meio ambiente.

Seus projetos estão numa busca permanente de reflexão da cidadania ativa, do diálogo e da colaboração. A associação e seus membros acreditam no associativismo como uma forma de vincular-se a projetos que visem um mundo mais justo e solidário. A arte e a cultura são, portanto, formas de manifestar o tempo e de abertura ao diálogo.

statuts