E então, o que se passa durante uma residência artística coletiva? Como se faz? Como decidem? Como trabalhar com vigor sem perder a afetividade?

Na verdade, não existe um modelo muito claro e as metodologias são escolhas de cada iniciativa.

O Espirito Mundo mesmo antes de ser uma associação, existia como um projeto de intercâmbios onde muitas residências ocorreram entre artistas europeus e brasileiros, sempre com a iniciativa e coordenaçāo de Aline Yasmin sua fundadora em 2007.

 A ideia sempre foi uma abertura clara ao diálogo, troca de impressões e experiências onde cada um sempre aportou profissionalmente e pessoalmente a sua bagagem em favor do resultado coletivo.

Viajar, deslocar-se e abrir-se à outras realidades é um modelo às vezes embaraçante aos que vivem em sistemas fechados e quem convidamos a se desafiar porque acreditamos numa sociedade horizontal, coletiva, dialógica e plural. Onde cada um tem o seu espaço de pensamento, voz e de ação e exatamente onde os afetos sāo a matéria prima principal. O resultado pode ser claramente produtivo e feliz.

É nesse mundo que acreditamos que a arte pode ocupar o discurso.
….
 Uma pequena mostra de nosso processo residência Cine Luso Espirito Mundo durante a produção do curta metragem #EAgoraVoce (VOST/EN/FR) produzido coletivamente em Bruxelas.

O Making of foi cuidadosamente editado por Edson Lemos com imagens do coletivo que trabalhou e se divertiu muito durante as duas semanas.

O grupo teve a responsabilidade de criar e produzir com baixo orçamento um curta metragem temático que na última edição que abordou o Meio Ambiente.

Com a coordenação criativa do escritor Henrique Rodrigues que veio do Rio de Janeiro à Bruxelas especialmente para o projeto em colaboração com – Davi CavalcanteMarcella MelloLeonardo Alan LASilvia AlcantaraFlávio Maciel de SouzaJunior NessinAlex Cepile e Edson Lemos.

Esse encontro intenso e super produtivo num sequência humana e poética que temos um imenso prazer em partilhar.

O projeto teve o patrocínio do Instituto Camões e da Commune de Saint-Gilles. Apoio See U e LOFT 58.

Um agradecimento especial à Vivian Antonio, Amandine Ledent, Gabriel Detheux e Patric Selin pelo suporte à produção.

Filme disponível no link https://youtu.be/lSaW3Gh3yMk

#espiritomundo #cineluso #residenciaartistica #intercambiointernacional #seeubrussels #meioambiente #cinema #lusofonia #cinemadalusofonia